Miomas
Embora nem sempre causem sintomas, seu tamanho e localização podem causar problemas em algumas mulheres, como sangramento, dor no baixo ventre e cólicas menstruais. Como na maioria dos casos não tem indicação cirúrgica, a paciente com mioma deve ser acompanhada pelo seu ginecologista. Quando a paciente tem queixas relacionadas ao mioma, a cirurgia pode ser a retirada dos miomas, miomectomia, quando ela deseja engravidar ou a retirada do útero, histerectomia, quando a paciente tem certeza de não querer mais gestar.
O mioma pode ser único ou múltiplo, podendo variar de tamanho e localização. De acordo com a sua localização no útero, é denominado de maneira diferente.
- Subserosos: são os localizados na parte externa, dando ao útero uma aparência nodular. Podem aumentar o volume abdominal, com sensação de peso e dor. Geralmente não causam sangramento uterino.
- Intramurais: são os miomas localizados na parede muscular do útero, miométrio. Podem aumentar o volume do útero, sensação de pressão e aumento do fluxo menstrual.
- Submucosos: estão localizados na parte interna do útero (endométrio). Independente do tamanho, os miomas submucosos podem causar aumento do fluxo menstrual, sangramento uterino irregular e dificultar engravidar ou manter a gravidez.