Endometriose e Ginendo na Mídia!
Entrevista com o Dr Bernardo Lasmar na Isto É.
À IstoÉ, Bernardo Portugal Lasmar, ginecologista especialista no assunto, médico da Clínica Ginendo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estácio de Sá, explica que, embora a doença tenha relação com a menstruação, pode ir além dos ovários e do útero.
A endometriose acontece quando o tecido endometrial, que reveste a cavidade uterina — e descama durante a menstruação —, se desenvolve fora do órgão. Sendo assim, independentemente da região localizado, irá responder aos estímulos dos hormônios ovarianos.
“Toda vez que a mulher menstruar, esse foco de endometriose também vai descamar, vai sangrar nessa região, causando irritação, inflamação e dor. Com tempo, de forma cíclica, isso vai causando uma alteração, endurecimento nas estruturas, uma cicatrização que chamamos de fibrose, e pode começar atrapalhar o funcionamento do órgão [em que está localizado]”, detalha.
Endometriose pode acometer todo o corpo; sinais merecem atenção
Segundo o especialista, a endometriose “pode acometer a maior parte do corpo, incluindo intestino, diafragma, cérebro e pulmão”. Portanto, “a queixa da paciente está associada ao local da doença, e assim se começa a investigação diagnóstica”, pondera o médico.
Os sinais da endometriose podem ser quaisquer desconfortos que a mulher tenha associados ao período menstrual. O ginecologista destaca que “falar só em cólica menstrual estaria diminuindo muito a doença, porque a paciente pode ter uma dor do lado esquerdo ou direito da barriga, na coxa, na região lombar ou até mesmo no ombro”.
Subscribe
Recent Posts
- Histeroscopia Ambulatorial Armada, Uma Visão Moderna! 22 December 2023
- Endometriose e Ginendo na Mídia! 19 August 2022
- Importância da preservação do Plexo Hipogastrico Inferior na cirurgia da Endometriose 16 January 2024
- O meu médico me disse que eu deverei fazer histeroscopia. Por que devo fazer? 25 August 2022
- Quando pensar em Endometriose? 26 August 2022